Como funciona o sistema on-grid

1-A energia é gerada pelos painéis solares em corrente contínua (CC) por efeito da radiação solar.

2-A energia é encaminhada para o inversor, que a transforma em corrente alternada (CA) com as mesmas característica da energia da rede pública.

3- O relógio irá medir o quanto de energia foi gerada e o quanto foi utilizada da distribuidora. Onde poderá haver compensação da energia injetada na rede elétrica, gerando créditos de energia que podem ser consumidos em até 60 meses.

O sistema ONGRID é o mais utilizado hoje em dia, devido a possibilidade de se trabalhar conectado com a rede elétrica pública, sendo assim, o custo benefício é mais atrativo, pois não necessita da utilização de baterias para armazenar a energia produzida.

Logo pela manhã seu sistema começa a funcionar, gerando energia elétrica de acordo com a incidência dos raios ultravioletas.

Você está gerando boa parte do seu consumo e pode até gerar um excedente, criando assim créditos energéticos para consumir depois.

Caso tenha gerado créditos durante o dia, você os consome à noite possibilitando até zerar seu consumo de energia total.

Como funciona o sistema off-grid

Esse tipo de projeto funciona de forma autônoma e dispensa a conexão à concessionária de energia. O sistema off-grid conta com a utilização de banco de baterias.

O sistema off-grid é composto de 4 equipamentos fundamentais.

1- Módulos fotovoltaicos: são os painéis que geram eletricidade ao serem incididos com radiação solar.

2- Controlador de carga: proteger as baterias e as cargas contra cargas e descargas excessivas, aumentando sua vida útil.

3- Baterias: São os dispositivos que armazenam a energia elétrica para uso nos períodos que os módulos não geram energia.

4- Inversor: é um dispositivo eletrônico de potência que converte a corrente contínua produzida pelos módulos em corrente alternada para a rede elétrica (CC/CA)